Nutrição Ayurvédica

A Ayurveda é um sistema milenar hindu de medicina tradicional Indiana. É a ciência da vida: um sistema holístico de cura e de manutenção da saúde, profundamente espiritual, no qual tanto o corpo como a mente são avaliados.

O corpo humano é formado por cinco elementos em equilíbrio: éter, ar, fogo, água e terra. Quando algum deles está em falta ou em excesso, a pessoa pode desenvolver diversos tipos de doenças. Para que esses elementos permaneçam equilibrados, garantindo uma boa qualidade de vida, você pode apostar na Nutrição Ayurvédica.

A nutrição ayurvédica consiste em observar que tipo de desequilíbrio o corpo apresenta e repor a falta através de um tipo de alimento específico.

Diferentemente da nutrição ocidental, que se baseia na análise dos carboidratos, minerais, vitaminas e aminoácidos, a ayurvédica procura também compreender a forma como os sabores, a temperatura, a digestão, o paladar, os efeitos quente e frio dos alimentos influenciam na saúde da pessoa.

PRINCÍPIOS DA NUTRIÇÃO AYURVÉDICA
* O alimento integral é melhor do que o alimento refinado;
* O alimento fresco é melhor que o industrializado;
* O alimento preparado em até 6hs antes da refeição é melhor que o requentado;
* O alimento aquecido em fogo brando ou banho-maria é melhor que o aquecido em forno microondas;
* O alimento deve ser pouco cozido para que não perca seu prana (energia vital);
* O alimento deve ser leve; quanto mais leve melhor;
* As panelas de Inox, vidro e ágata são as mais recomendadas.
* O alimento preferencialmente deve ser cozido, para ajudar o organismo na digestão

Quando nos alimentamos, temos uma oportunidade para refletir acerca do sentido de nossa existência e o que estamos fazendo dela.