Obesidade Infantil

Nutrição Esportiva
18 de novembro de 2016
O’que é Nutrição Holística?
14 de março de 2018

Obesidade Infantil

Segundo Ministério da Saúde, a criança que cresce com sobrepeso e obesidade não tratada tem uma grande possibilidade de ser um adulto doente. A obesidade gera doenças associadas como hipertensão, diabetes, várias cardiopatias e a má formação do esqueleto.

Segundo FIOCRUZ, a obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.

Seguem algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna e tenha uma vida sempre saudável:

-Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.
-Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.
-Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes.
-Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode.
-Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo.

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais.

Quanto mais cedo for tratada, maiores são as chances de cura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *