Terapia Mindfulness/ Mindful Eating

Mindfulness – O que é Mindfulness?

1. Mindfulness é um estado psicológico onde estamos atentos ao presente de forma intencional e com esforço gentil de não-julgar nossa experiência. Assim, percebemos pensamentos, sensações corporais, sentimentos e emoções no momento que eles ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, mesmo em circunstância difíceis, abre-se espaço para que possamos fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.

Mindfulness promove o equilíbrio, a escolha, a sabedoria e a aceitação das coisa como elas são. “Simplesmente parar e estar presente, isso é tudo.” (Jon Kabat-Zinn).

Mindful Eating:
É estar atento ao presente, percebendo seu corpo, suas sensações, emoções e ideias ao comer. É basicamente um estilo de vida, onde a pessoa se entrega e trabalha a atenção plena no momento presente, se conectando com o alimento que irá gerar energia em seu organismo.
Permitir – se tornar – se consciente do que é positivo e ter atenção com as oportunidades que estão disponíveis, por meio de preparação alimentares e consumo, respeitando a sua própria sabedoria interior.
Optar por comer alimentos que são ao mesmo tempo agradáveis para você e nutritivo para o seu corpo, usando todos os seus sentidos para explorar, saborear e degustar.
Reconhecer as respostas de seu corpo para a comida.
Aprender a estar ciente da fome e da saciedade, ouvindo melhor o seu corpo para orientar a sua decisão de começar a comer e de quando parar de comer.

Respire...e não pire!!!

A respiração é a âncora do Mindfulness, ao controlá –la é possível diminuir a importância dada as emoções e compreender como enfrentá – las, diminuindo assim sintomas de ansiedade, stress, compulsão alimentar, focando a atenção no presente saindo do piloto automático.
Todas as emoções são bem vindas, só é preciso experimenta-las em um grau que não atrapalhe.
“O MEU MUNDO ESTÁ ONDE ESTÁ A MINHA ATENÇÃO”

Meditação Mindfulness

É um método para familiarizarmos com nossas virtudes, assim estaremos aptos a conseguir cada vez mais calma e serenidade. Com a mente serena nos livramos de inquietações e desconforto mental, desta forma então, poderemos sentir uma verdadeira felicidade e contentamento. Treinando a mente poderemos ser felizes o tempo todo.

Benefícios da prática da Plena Atenção Meditativa, relacionados com saúde e bem estar:
Redução de sintomas de estresse
Redução de hipertensão
Redução de colesterol
Redução de sintomas de depressão
Redução de sintomas de ansiedade
Redução de sintomas de frequência cardíaca
Redução de pressão arterial
Melhora a insônia e a qualidade do sono
Melhora a atividade imunológica
Melhora os quadros de dor crônica.

“Meditar mais, medicar menos”
 

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